SOLAR DOS GOULÕES

sábado, 26 de fevereiro de 2011


O Museu do Canteiro, em Alcains, será um dos novos parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal uma iniciativa promovida pela Direcção Geral de Energia e Geologia - DGEG, do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, e pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA – EDM.
O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal tem como objectivo particular dar visibilidade a um conjunto de iniciativas que se encontram já em desenvolvimento, de enquadramento institucional, dimensões e características diferenciadas, relacionados com a problemática geológica e mineira. As iniciativas associadas ao roteiro são de carácter lúdico, cultural, pedagógico, científico, terapêutico, por exemplo: minas abandonadas ou em exploração; museus; curiosidades, paisagens naturais ou centros de ciência viva.
A criação de uma plataforma na internet, é um primeiro passo para lhes dar dimensão pública, para evoluírem, e afirmarem o interessante potencial que representam; apoiar o visitante fornecendo-lhes um vasto conjunto de informação apoiada em tecnologias de utilização cada vez mais generalizadas.
A informação disponibilizada é da responsabilidade dos parceiros que gerem os diferentes locais.
A relevância do projecto, para além dos conteúdos informativos, assenta igualmente no processo que levou à sua construção. O envolvimento activo de um vasto conjunto de entidades das mais diversas origens (administração pública, central e local, empresas privadas, universidades ou fundações).
A generalidade das iniciativas existentes, apresentam-se de modo isoladas não estando presente uma lógica de oferta conjunta, sem dúvida mais rica e potenciadora de uma maior procura.

Esta é também uma forma de garantir a qualidade da informação como selo de credibilidade e associar informação científica para um público mais especializado; criar e produzir regularmente a newsletter do Roteiro como fidelização da procura.
Especificamente sobre a plataforma Web importa ainda: analisar a informação sobre a procura; apoiar o utilizador; criar uma versão em castelhano e outra em língua inglesa; aumentar o leque de opções para descarregar a informação pessoal (suportes como PDA´s ou GPSs); reforçar a presença de imagens e vídeos associados aos diferentes locais.
Os conteúdos relativos ao Museu do Canteiro, em português, serão introduzidos nesta plataforma até Abril de 2011 e poderão ser consultados juntamente com outros Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal em
www.roteirodeminas.pt

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Exposição itinerante de fotografias de Orlando Ribeiro

Estas são apenas duas das fotografias de Orlando Ribeiro que constituem a exposição itinerante FORMAS CONSTRUTIVAS ELEMENTARES.
Para mais informações contactar o Museu do Canteiro.