SOLAR DOS GOULÕES

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A nossa próxima exposição "Vida e obra de Bordalo Pinheiro"

Nascido em Lisboa, em 1846, no seio de uma família de artistas, Bordalo Pinheiro, em 1883, no auge da sua carreira como caricaturista e ilustrador, aceita dirigir o sector técnico e artístico da então fundada Fábrica de Fainças, em Caldas da Rainha. Aí viria a desenvolver uma fecunda e criativa actividade de ceramista, influenciada pelos diversos figurinos estéticos coevos, mas sobretudo, por correntes naturalistas, às quais empresta a sua visão acutilante sobre a sociedade.
Começaria então a produção de várias tipologias de carácter popular e social que possuíam como nota preponderante, o sarcasmo, o humor, a graça e vivacidade com que Bordalo Pinheiro caricaturava ou simplesmente reproduzia personagens e costumes da época.
As figuras de movimento tornaram-se muito populares. Bordalo Pinheiro reproduziu tipos políticos e populares como o cura, o sacristão, o polícia da secreta, a ama das Caldas ou a alcoviteira e o Zé-povinho.
Esta exposição itinerante cedida pelo Museu Bordalo Pinheiro da Câmara Municipal de Lisboa contará com várias figuras de movimentos e outras cerâmicas de Bordalo Pinheiro cedidas pelo já conhecido coleccionador, Dr. Francisco Elias.