SOLAR DOS GOULÕES

sábado, 19 de setembro de 2015

LUGARES COM MEMÓRIA
CASIMIRO MADAÍL . FOTOGRAFIA
DE 19 DE SETEMBRO a 8 DE NOVEMBRO 2015

Não obstante a mais diversa informação sobre muitos acontecimentos que se produziram durante a Segunda Guerra Mundial, uns heróicos outras tenebrosos, mas todos terríveis, as memórias do desembarque na Normandia na França ocupada e dos Campos de Concentração e de Extermínio, entre outros, perduram nos nossos dias.
Porém depois de uma visita a alguns daqueles locais ninguém fica indiferente.
As nossas emoções alteram-se a cada onda que abraça aquelas praias e agitam-se no silêncio exigido pelas inúmeras testemunhas daqueles "Campos".
LUGARES COM MEMÓRIA de Casimiro Madaíl é um conjunto de fotografias que pretende refletir, ainda que de forma ténua, o sentir daqueles locais que ficaram na memória colectiva pelo seu significado e violência a que estão associados.

Estima-se em cerca de cinquenta milhões de mortos o número das vitimas da Segunda Guerra Mundial, terminada em 1945, cujo início remonta a setembro de 1939 quando as tropas nazis invadiram a Polónia.
Aqui, instalaram os principais campos de concentração, usaram mão de obra escrava e procederam ao extermínio de muios milhares de prisioneiros, sobretudo judeus.

O dia 6 de junho de 1944, foi seguramente decisivo marcando o início da queda do poderio nazi com a invasão da Normandia, na França ocupada.
Na operação "Overlord", mais conhecida pelo "Dia D", a maior operação militar anfíbia realizada até hoje e feita em condições bastante adversasd para os aliados, tombaram cerca de 10.000 dos 130.000 soldados que participaram neste primeiro desembarque.
Tropas aliadas e as praias (nomes de código) do desembarque:
- Americanas ......................................................... "Uttah" e "Omaha"
- Britânicas ........................................................... "Gold" e "Sword"
- Canadianas ........................................................ "Juno"


Inicia hoje a exposição Lugares com Memória, fotografia de Casimiro Madaíl



A exposição Lugares com Memória apresenta um conjunto de fotografias de locais que ficaram na memória coletiva pelo seu significado e violência a que estão associados: a Praça Zgody (Croácia), Campo de Concentração "Auschwitz I" e o Campo de Exterminio "Auschwitz II - Birkenau".  

Casimiro Madaíl nasceu no concelho de Aveiro e reside há mais de 30 anos na cidade de Ilhavo. Tem a fotografia por hobby. Já participou em diversas exposições (coletivas e individuais), publicações e já receber várias distinções.