SOLAR DOS GOULÕES

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ÁGUA E(N)CANTARIA

ÁGUA E(N)CANTARIA é o titulo da exposição de fotografia do fotógrafo e museólogo Pedro Inácio e da artista beirã Manuela Justino que assinala, a 22 de Janeiro, as comemoração do 7.º aniversário do Museu do Canteiro.

PEDRO INÁCIO
Série ÁGUA NOCTURNA

Na exposição que inaugura por ocasião do 7.º aniversário do Museu do Canteiro - Água E(n)cantaria - a cor, a luz e o reflexo são talvez os elementos mais marcantes das fotografias apresentadas.
A sequência de 16 fotografias apresentadas, Série ÁGUA NOCTURNA - datam de Novembro de 2010, altura em que o nosso amigo Pedro Inácio foi convidado pela Embaixada de Portugal em Seul na Coreia do Sul, a expor no Centro Cultural Korea Foundation.
Apesar da singularidade das imagens desta série, estas poderiam ter sido captadas em qualquer outra parte do mundo.

MANUELA JUSTINO
Série SOPRO DE ÁGUA

A sequência de 16 fotografias apresentadas, Série ÁGUA NOCTURNA - é uma clara homenagem às fontes, chafarizes, à força vital da água. Há lugares que têm alma e neles perdura um sentido de imortalidade conferido pela durabilidade das cantarias. As carrancas dos chafarizes mais simples ou os fontanários mais elaborados assumem, nesta exposição, um surpreendente impacto visual.
Nas imagens apresentadas a água, a pedra, a luz e o movimento dissolvem-se na mesma
imagem, onde os dois primeiros elementos prevalecem como primordiais. Observa-se,
ainda, uma cumplicidade entre o trabalho da artista com o passado e futuro da água.
Esta é uma selecção de fotografias que nos convida a reviver e a imaginar a água como
fonte inseparável da vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário