SOLAR DOS GOULÕES

terça-feira, 10 de julho de 2012

AVES DA BEIRA BAIXA. AVES DA NOSSA TERRA







O Museu do Canteiro inaugurou, no passado dia 6 de Julho, a exposição de fotografia de Joaquim Antunes “Aves da Beira Baixa. Aves da nossa terra”.

A inauguração contou com a presença do Administrador da ALBIGEC, o Eng.º João Carvalhinho e com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o Dr. Luís Correia.

Apresentado como um amigo de longa data pelas entidades presentes, Joaquim Antunes é sócio de várias organizações de ornitologia e estudo das aves e faz consultoria nas áreas do birdwatching e birdnature. Com fotos premiadas e publicadas em revistas e livros nacionais e estrangeiros, Joaquim Antunes é bastante conhecido no meio da ornitologia.

Nesta exposição encontrará 40 aves diferentes com indicação de locais e equipamento variado usado para fotografar, a indicação de boas práticas para a sua realização, bem como sugestões de outro tipo de equipamento.

Portugal fica situado na região mediterrânica, uma das mais importantes para a biodiver-sidade à escala mundial. A sua paisagem é muito variada, com montanhas e planícies, vales encaixados e lezírias, extensas florestas e montados, costas rochosas e praias a perder de vista, estuários, rias e lagoas costeiras. Com uma tão grande variedade de habitats, o nosso país apresenta também uma das maiores diversidades de aves da Europa com cerca de 330 espécies de ocorrência regular.

A Beira Baixa, numa escala mais reduzida, também apresenta uma grande diversidade de paisagens e consequentemente um portfólio variado de avifauna.

A exposição Aves da Beira Baixa, Aves da Nossa Terra apresenta imagens captadas essencialmente na Serra da Estrela e da Gardunha, no Tejo Internacional e na vasta área que se estende desde a Malcata a Oleiros, ao vale do Zêzere até à barragem da Marateca. O autor das fotografias deu destaque a algumas aves raras que conseguiu encontrar e fotografar, nomeadamente ao Chasco Preto, ao rouxinol do mato e à trepadeira de muros.

Esta exposição pretende reforçar a divulgação do potencial que a Beira Baixa possui no contexto deste segmento do Turismo de Natureza, bastante procurado. A observação de aves é uma atividade que em Portugal já conta com cerca de cinco mil aficionados e que atrai cada vez mais estrangeiros em busca de novas espécies e ‘hot spots’ para observá-las.



Sem comentários:

Enviar um comentário