SOLAR DOS GOULÕES

quarta-feira, 27 de abril de 2011

18 DE MAIO - COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS NO MUSEU DO CANTEIRO, ALCAINS

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o mote MUSEU E MEMÓRIA. OS OBJECTOS CONTAM A VOSSA HISTÓRIA, o Museu do Canteiro irá realizar, para além das habituais visitas guiadas, algumas actividades vocacionadas para o público escolar e que abordam histórias em torno de algumas peças das colecções, nas vertentes pedagógicas e lúdicas.
Nesse sentido, vimos, por este meio, convidá-los a participarem nas comemorações do Dia Internacional dos Museus no Museu do Canteiro em Alcains.

“O OBJECTO EM DIÁLOGO”
Através de uma visita acompanhada e de um roteiro pedagógico, pretender-se-á explorar as diferentes ferramentas de canteiro da exposição “O Labor do Canteiro” enquanto testemunhos de vivências de um passado recente. São essas ferramentas que permitem simultaneamente reconstituir o percurso que acompanha as fases de intervenção sobre a pedra com vista à produção de cantarias.

No final os participantes irão tentar, através do desenho, introduzir a temática das práticas e usos na contextualização das peças como suportes materiais desta actividade em declínio.

Pretende-se que os participantes, através das diferentes actividades propostas, sejam capazes de compreender a importância das ferramentas e dos desenhos para a perpetuação de memórias e reconhecer o valor histórico e cultural destes objectos que evocam memórias passadas.

Estas actividades requerem marcação prévia e poderão ser prolongadas ao longo dos dias 19 e 20 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário